sexta-feira, 20 de julho de 2012

Discernindo as Circunstâncias


Discernindo as circunstânciasQuando as circunstâncias ruins acontecem, quando as dificuldades nos cercam, quando as crises surgem inesperadas ou alguma perda repentina nos surpreende, na maioria das vezes surge em nós mesmos, e até naqueles que não conhecem as nossas circunstâncias, a sensação de que é um castigo de Deus, que existe algum pecado oculto, não confessado e há até quem diga que se trata de uma maldição familiar.

Nossos problemas ou crises ocorrem porque vivemos num mundo injusto e impiedoso em que há conflitos na esfera humana e certamente na esfera espiritual. Mas é nessas ocasiões que devemos lembrar o que a Bíblia diz de modo muito específico: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo ... que nos consola em todas as nossas tribulações... Temos que nos lembrar também que se as nossas dificuldades fossem respostas, castigo ou a recompensa divina pelos nossos pecados, certamente, não estaríamos vivos.

O misericordioso amor de Deus, o seu olhar compassivo sobre nós providencia consolo, sustento e ânimo para enfrentarmos as mais duras dificuldades e tribulações, pois Ele mesmo nos dá o discernimento que está nos moldando na imagem de Cristo, o varão perfeito. Deus não é indiferente às nossas crises e dificuldades. Ele age em nosso favor de muitas maneiras e, na maioria das vezes nós nem o percebemos. E ele age também através de nós para que outros em suas circunstâncias, em suas dificuldades tenham alívio e sejam abençoados.

Exemplo da soberania e da providência de Deus, nós encontramos na história do povo de Israel relatada no livro de Ester. Estudando novamente este livro me deparei mais uma vez com a grande verdade do controle soberano de Deus sobre as diversas circunstâncias que cercam a vida de cada um de nós. De início ela não percebeu, mas depois Ester foi ajudada por Mordecai e discerniu as circunstâncias daquele momento: Quem sabe se não foi para este momento que foste conduzida à realeza? 

 (Et 4.14). Ester foi elevada a rainha do império persa para que juntamente com Mordecai livrasse o povo de Israel de ser destruído, morto e aniquilado (Et 7.4).

Devemos pedir discernimento a Deus para agirmos de acordo com a sua vontade. Temos que escolher se vamos nos isolar, sentindo-nos como vítimas das circunstâncias, vítimas das injustiças da vida, ou se vamos nos achegar ainda mais a Ele para sermos consolados com a Sua consolação, para sermos usados para consolar os outros e, nos colocarmos à sua disposição para sermos usados por Ele a fim de que os Seus soberanos planos aconteçam através de nós.

Podemos estar certos da palavra do profeta Jeremias: Ah! Senhor Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa... porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens... (Jr 32.17-19, ARA).Sim! Deus está atento para as nossas circunstâncias e por isso, devemos saber que agindo Deus em nosso favor, o tamanho da crise fica menor!

Que Deus nos ajude a perceber que mesmo nos momentos difíceis podemos ser usados por ele mesmo para sua glória!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

FAÇA O CULTO DOMÉSTICO


Por Tiago Baía

Quero abordar um assunto que talvez seja o mais importante para a sua família e para o bem-estar da nossa igreja, mas, que ao mesmo tempo, é negligenciado em nossos lares – o culto doméstico!
Qual foi a última vez ou com que frequência você tem realizado o culto doméstico? Independente da sua resposta, deixe-me incentivá-lo à prática da adoração no lar: 1) Com o exemplo e ensino de Josué; 2) Respondendo algumas objeções práticas; 3) Mostrando alguns benefícios; e 4) Dando algumas instruções de como fazer o culto doméstico.
Inicialmente abordaremos somente os dois primeiros pontos, na próxima semana, se Deus quiser, concluo com os dois últimos.

1) Exemplo e Ensino de Josué:
Em Josué 24:14-15 está escrito:
“Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR. Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.
Quais das duas opções você desejaria que sua família seguisse? Adorar falsos deuses ou cultuar o Senhor? Hoje, eu convoco você a tomar essa decisão. Veja que quem toma a decisão e lidera a sua casa em culto a Deus é o próprio Josué - o chefe do lar - quando diz que: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Você homem do lar deve ser resoluto hoje! Deus lhe chama a priorizar a adoração a Jesus no seu lar. De todas as decisões que tem que tomar para sua família, a resolução em servir e cultuar a Deus deve estar no topo da lista. Se você ama verdadeiramente sua esposa e seus filhos, se você deseja o melhor para eles, então, por favor, não deixe de dar para eles o que é de mais importante: a adoração ao Deus trino. Pode ter certeza de que só teremos reforma e avivamento na nossa igreja se começarmos a adorar ao Senhor em nossa casa e rejeitarmos os Baais, Baalins, Moloques e outros deuses da nossa cultura e sociedade. Portanto, pai, marido, se você tem desprezado o culto ao Deus do Universo no seu próprio lar, a probabilidade é de que sua casa, se não for pela graça de Deus, servirá ou já está servindo outros deuses. Então, “escolhei, hoje, a quem sirvais”! Minha oração é que você seja resoluto de hoje em diante, procure fazer cultos domésticos diariamente e diga como Josué afirmou: “Eu e a minha casa adoraremos ao SENHOR”.

2) Objeções ao Culto Doméstico:
Já começo a imaginar algumas desculpas que você pensou para não fazer as devocionais em casa. Deixe-me relacionar algumas e tentar respondê-las:

a) “Trabalho demais e não tenho tempo para realizar o culto doméstico”. Por mais difícil e lotada que seja sua agenda, se houver esforço para priorizar um tempinho junto com sua família em adoração, você há de conseguir! Lembro-me de um livro sobre fisiculturismo do famoso ator de Hollywood, Arnold Schwarzenegger, onde ele respondia a objeção de pessoas que argumentavam que não tinham tempo para se exercitarem. Schwarzenegger simplesmente apontava para o presidente dos EUA, que é uma das pessoas mais atarefadas desse mundo, mas que ainda reservava tempo para exercitar-se. Ora, se pessoas extremamente ocupadas podem ter tempo para atividade física, quanto mais você, chefe do lar, quanto aos exercícios de adoração no lar àquele que lhe criou e redimiu! Dr. Joel Beeke foi o homem mais trabalhador e atarefado que conheci na minha vida. Ele simplesmente tem trabalhado de Domingo a Domingo por vários anos, múltiplas horas do dia, com responsabilidades nas costas que nunca jamais gostaria de carregar e já escreveu e editou mais de 50 excelentes livros. Mesmo assim, ele disse: “Por 17 anos, o culto doméstico [diário] é a coisa mais importante que faço na vida. Não perderia por nada neste mundo! É a melhor parte do dia”! Dr. Beeke foi um dos homens mais piedosos que conheci. Que Deus possa nos dar, pela sua graça, famílias como a dele!

b) “Todo mundo tem horário diferente de trabalho e estudo e nunca estamos todos juntos durante o dia”. Se você tem agendas conflitantes, então faça um esforço para harmonizá-las. Cancele algumas atividades das crianças que não são tão importantes quanto o culto doméstico. Faça dois, três cultos se for preciso para alcançar todos. Se em um dos cultos do dia você não puder estar presente, delegue sua esposa para realizar. O que acho engraçado é que reclamamos que as famílias têm se dilacerado e não gastam mais tempo juntas como antigamente por causa da correria da vida moderna, porém não percebemos que o culto doméstico seria um excelente motivo e oportunidade para rompermos com os valores individualistas da nossa cultura atual e para cultivarmos a prioridade da comunhão da família com Deus.

c) “Chego cansado do trabalho e não tenho forças para fazer o culto doméstico”.  Entendo e compreendo a sua dificuldade, mas gostaria que você mesmo assim se esforçasse. Lute para que Deus seja adorado em sua casa. Peça-lhe força e disposição. As pessoas fazem sacrifícios por tanta coisa banal e tola, basta ler o Guiness Book. Por que não se sacrificar por sua família e para glória de Deus? Mais uma vez cito o Dr. Joel Beeke: “Se Jesus não estava muito cansado ao ponto de morrer por você, você não deveria ficar muito cansado para viver para Ele”.

d) “Meu cônjuge não é crente”. Talvez essa seja uma das maiores dificuldades. Dependendo da idade, os filhos comumente preferem seguir o exemplo do descrente. No entanto, ore a Deus para lhe dar sabedoria. Chame seu cônjuge para participar. Se ele não quiser, faça com seus filhos, mesmo que no começo haja resistência. Chame um dos pastores para fazer um culto doméstico com sua família. Não desista deles. Veja que o que está em jogo é se vão adorar outros deuses ou vão adorar a Jesus.

e) “Não sei ensinar e nem liderar um culto doméstico”. Simples, peça para mim, seu pastor, ou um dos presbíteros para lhe ensinar. Farei com todo prazer! Posteriormente darei algumas instruções de como você deve fazer o culto em seu lar.

Com certeza, deve haver outras objeções. Se você desejar, mande um e-mail com suas perguntas, irei lhe responder com todo prazer.
Próxima Quinta-feira, mostrarei alguns benefícios e certas instruções com respeito à adoração em casa. Espero que de hoje até lá você já tenha começado a adorar e servir ao Senhor diariamente com sua família!

Em Cristo e nEle somente,

Pr. Tiago Baía.
Fonte:Projeto Os Puritanos

domingo, 15 de julho de 2012

O EPITÁFIO DE DAVI


Davi foi um rei famoso em Israel cerca de mil anos antes de Cristo. Sua sepultura em Jerusalém não foi localizada ainda, mas, conhecemos seu “epitáfio”. Refiro-me ao que está escrito em Atos 13. 36: “Davi serviu à sua própria geração conforme o plano de Deus’.
 
Neste trecho, o apóstolo Paulo fala sobre a ressurreição de Cristo (v 35-37). Entretanto, no meio da exposição, menciona quase “entre parênteses” algo sobre o rei Davi. Podemos ler o versículo 36 assim: “Porque Davi (tendo ele servido à sua própria geração conforme o plano de Deus) faleceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção”. Não ler a informação complementar sobre Davi não muda em nada a argumentação do apóstolo. É quase uma nota de rodapé passível de eliminação. Mas o Espírito Santo achou por bem incluí-la, uma espécie de “epitáfio do Senhor” no túmulo do seu servo conhecido, um in memoriam. 
 
Há três coisas importantes sobre Davi que eu gostaria de mencionar: a) ele serviu, b) à sua própria geração, e c) conforme o plano de Deus. 
 
a) Sim, o Senhor nos diz que o poderoso rei Davi “serviu”. Neste sentido, era um tipo de Cristo que não veio para ser servido, mas para servir e a quem fomos chamados para imitar (Mc 10:45; Ef 5:1). 
 
b) Depois vem o que parece uma informação redundante: Davi serviu “à sua própria geração”. A quem ele poderia servir a não ser aos seus contemporâneos? Mas, um dos nossos problemas é que, às vezes, pensamos: “Ah, se eu tivesse vivido naquela outra época, teria servido melhor”. Engana-se, pois, quem não quiser servir hic et nunc (aqui e agora), não servirá nunca a ninguém. 
 
c) Finalmente vem o elogio maior: Davi serviu “conforme o plano de Deus”. Alguém poderia pensar: “Isto era panegírico demais, porque me lembro de muitos problemas na vida de Davi!”. Sim, mas você também se lembra do segredo de Davi ao cantar: “Bem aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada…” (Sl 32:1)? É por isso que Davi  podia começar novamente. Aprendamos da Bíblia e da história da igreja que não precisamos ter medo de pecados confessados. São os pecados não-confessados e os não-perdoados que estragam o trabalho de muitos servos do Senhor. 
 
Se você realmente quer ser uma serva ou um servo fiel, leia agora mais uma vez aquela nota de rodapé com o epitáfio no túmulo de Davi e ore, meditando nos três itens. Oremos juntos para que cada um de nós seja fiel, aqui e agora.

_____________
Francisco Leonardo Schalkwijk mora na Holanda com sua esposa Margarida, com quem serviu como missionário no Brasil por quase 40 anos. É doutor em história e pastor emérito da Igreja Evangélica Reformada. É autor de Confissão de Um Peregrino, "Igreja e Estado no Brasil Holandês, 1630 - 1654" e da gramática grega Coine.
Fonte: ultimatoonline

terça-feira, 10 de julho de 2012

ORGANIZADA A CONFEDERAÇÃO SINODAL GARANHUNS





Foi organizada a Confederação Sinodal Garanhuns, no congresso realizado nos dias 06 e 07/07/2012, na cidade de Salgueiro - PE, por iniciativa do Presidente do Sinodo de Garanhuns Rev. Mariano. A Comissão composta pelo Secretario Sinodal Rev. Eli Vieira Filho, Presidente da Confederação Nacional Preb. Paulo Daflon e do Secretario Geral Presb. Haroldo Peyneau, que conduziram todos os trabalhos do processo eletivo, que teve inicio com o Culto de Abertura no dia 06/07, tendo como pregador o Secretario Geral. e concluído com o Culto de encerramento e posse da nova diretoria, que teve como pregador o Presidente da CNHP. Estavam presentes o Vice-Presidente da CNHP-Nordeste Presb. Ivan Wilson, Presidente da Sinodal Centrooeste do Maranhão Presb. José Luiz, e o Presidente da Sinodal Central Pernambuco Presb. Manoel Mendes. Foi eleito Presidente da nova Confederação Sinodal o Presb. Isaac Nilton Cordeiro Vilela. A diretoria da Sinodal Garanhuns ficou composta pelos  seguintes irmãos:
Presidente:  Pb. Isaac Newton Cordeiro Vilela, IP Sião Jucati-PE, Vice-presidente:  Diác. Helio Leite Silva Junior - IP Sertania- PE.Sec. executivo: Pb.Osvaldo Ribeiro Silva, IP Afogados da Ingazeira- PE, 1º Secretário: Pb. José Cícero da Silva, IP Filadélfia-Garanhuns- PE. 2º Secretário: Mario Alexandre de Almeida, IP Heliópolis Garanhuns-PE.
TesoureiroPb. Cezar Henrique da S. Batista, IP Filadélfia Garanhuns- PE. A Deus seja glória. 

domingo, 1 de julho de 2012

A ORAÇÃO E O NOSSO TEMPO

Por Eli Vieira

...É tempo de buscar ao Senhor(Oséias 10.12)


Quando John Knox, o pai do presbiterianismo e famoso reformador escocês, encontrava-se em seu leito de morte em Edimburgo em 1572, ele disse a um dos presbíteros reunidos em torno da sua cama;" tenho meditado durante as duas últimas noites sobre a tão atribulada igreja de Deus, desprezada pelo mundo, mas preciosa para Deus. Tenho clamado a Deus em seu favor e a tenho recomendado aos cuidados de Cristo cabeça da Igreja.Tenho lutado contra satanás que está sempre pronto ao ataque. Tenho lutado contra a maldade espiritual e tenho vencido". Knox foi um homem de que tinha uma vida de intimidade com Deus, ele era um homem de oração. Ao olharmos para o livro das crônicas, podemos ver que o autor sagrado ao falar da descendência de Judá ele destaca a vida de um homem chamado Jabez como ilustre(1 Crônicas 4.9,10) porque ele confiou e invocou ao Senhor  e Deus ouviu a sua oração.
A oração foi instituída  para que o próprio Deus seja glorificado- por isso o mais importante quando perguntamos sobre a oração, não é como orar, mas com quem falos ao orar?. Conhecer verdadeiramente quem é Deus e saber poque ele quer que oremos é fundamental para compreendermos a oração. Através de uma vida de oração nós honramos a Deus, reconhecemos que dependemos dEle e que ele é soberano e domina sobre todas as coisas.
A oração é para o nosso crescimento espiritual  como homens e mulheres de Deus- ela foi instituída por Deus para o nosso crescimento espiritual. Não foi de forma perfunctória que o Reformador João Calvino escreveu o maior capítulo das Institutas da Religião Cristã sobre a oração. Os reformadores foram homens de oração. A oração foi instituída para o exercício da nossa fé. A "fé é gerada pela palavra Rm 10.17, mas exercida quando oramos". Porém aqueles que amam ao Senhor não podem ficar muito tempo distante dEle.
A oração foi designada da parte de Deus foi designada  com o propósito de procurarmos da parte dEle, as coisas que precisamos. A oração não tem o propósito de dar informações a Deus, como se ele ignora-se as coisas. O mestre Jesus declarou expressamente: " porque Deus , vosso Pai, sabe o que tendes necessidade, antes que lho peçais"(Mt.6.8).As nossas orações são instrumentos, por meio dos quais Deus cumpre os seus decretos. A oração é o método que Deus ordenou como disse Lutero " orar não é vencer a relutância de Deus, mas apropriar-se do beneplácito dEle", é o meio e método que Deus nos concedeu para transmitir a seu povo as bençãos incomparáveis de sua própria bondade.Vivemos em uma atualidade secularizada, materialista, etc.  isso tem influenciada  a vida dos servos de Deus de tal maneira que muitos já não oram e como consequência perderam a intimidade com Deus. Muitos estão confiando em suas amizades, outros estão firmados no poder econômicos,  etc. porque perderam a visão que o Soberano Deus reina, controla e dirige a história.
Portanto, é tempo de buscar a presença de Deus, certos de que servimos ao Deus que ouve e responde as nossas orações, assim como Ele respondeu a Jabez.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...