quinta-feira, 29 de setembro de 2011

AS LIÇÕES DE BARTIMEU

Marcos 10:46-52
Este parágrafo da Palavra de Deus "tem se tornado em uma mina de ouro"(W. Hendriksen), porque quando estudamos esta narrativa, podemos tirar algumas lições preciosas para o nosso viver, pois temos diante de nós um quadro que deveria ser profundamente interessante para a alma de cada crente.Vejamos algumas lições de Bartimeu:
1-Em primeiro lugar, contemplamos uma LIÇÃO DE FÉ - Somos informados que quando Jesus estava saindo de Jericó "Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado a beira do caminho. E ouvindo que era Jesus, o nazareno, pôs-se a clamar: Jesus filho de Davi, tem compaixão de mim!". Bartimeu embora não pudesse ver a Jesus, no entanto, podia ouvir o barulho da multidão passando. Depois de perguntar ele ficou sabendo que Jesus estava passando por ali. Ele então implorou para que Jesus tivesse misericórdia dele. Sua situação era deplorável. Ele não somente era cego, mas também mendigo, e essas eram duas circunstancias que com frequência caminhavam juntas.
Bartimeu não tinha presenciado os milagres de Jesus, pois desse privilégio a cegueira o privara totalmente. Porém ele ouviu as notíciais dos poderosos feitos de Jesus. E tendo ouvido ele creu. Ele se satisfez com o mero rumor de que aquele, sobre quem coisas tão admiráveis eram contadas, seria capaz de curá-lo. Ele teve Fé,pois como disse George Miller: "o campo da fé começa onde as possibilidades cessam e onde a vista e a percepção falham".
Esforcemo-nos e oremos para que tenhamos uma fé tão preciosa como Bartimeu. No presente momento não podemos contemplar a Jesus com os nossos olhos físicos. Entretanto na palavra de Deus dispomos de relatos do seu poder, graça e disposição para fazer o extraordinário acontecer. 
2- Podemos ver uma grande lição de PERSEVERANÇA - O texto nos diz que quando Bartimeu começou a clamar:"Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim!" não houve encorajamento daqueles que estavam perto dele. Pelo contrário muitos o repreendiam para que se calasse. Contudo ele não deu ouvidos, mas persistiu (v.48), pois os circunstantes desconheciam a miséria da cegueira, ele conhecia muito bem. Os outros pensavam que não valia a pena fazer tamanho esforço a fim de obter alívio, mas ele sabia de qualquer maneira valia. Ele não se incomodou com a reprovações dos insensíveis circunstantes. Bartimeu não ligou para o ridículo que que sua importunação provavelmente lhe traria. Antes cada vez gritava mais:"Filho de Davi, tem misericórdia de mim!". E clamando desta forma, obteve o que seu coração desejava.
A exemplo de Bartimeu não devemos nos importar com coisa alguma que as outras pessoas pensam ou falam de nós, quando estivermos a procura de cura ou algum objetivo na vida. Nunca haverá falta de pessoas que insistam conosco dizendo: "ainda é cedo demais" ou que "não iremos conseguir", etc. E assim muitas pessoas desistem  facilmente, diante daquilo que as pessoas falam. Portanto não podemos dar ouvidos a tais pessoas ou palavras. Não podemos desistir, mas devemos falar como Jeremias: "quero trazer a memória o que me pode dar esperança"(Lm 3.21) ou como disse o filósofo A. Schopennhauer: "que jamais deveríamos fundamentar nossa felicidade pela cabeça do outros".Portanto, nós precisamos ser homens e mulheres perseverantes " precisamos perseguir os nossos mais belos sonhos. Desistir é uma palavra que tem que ser eliminada do dicionário de quem sonha e deseja conquistar, ainda que nem todas as metas sejam atingidas. Não esqueça de que você vai falhar 100% das vezes em que você não tentar, vai perder 100% das vezes em que não procurar, vai estacionar 100% das vezes em que não ousar caminhar"(Augusto Cury). Meus irmãos precisamos perseverar firmados na Palavra de Deus e no Deus da Palavra.
3-  Encontramos uma lição de GRATIDÃO - Bartimeu não retornou de imediato para sua casa, assim que teve sua visão restaurada. A sua sua história encerra-se com essa comovente expressão "e seguia a Jesus estrada  fora"(Mc 10.52). Ele não queria separar-se de Jesus que lhe concedera tanta misericórdia. Ele se dedicou ao filho de Davi, que havia operado o milagre.
A graça de Deus quando verdadeiramente é experimentada pelo homem, leva-o a pensar: "que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?" (Sl 116.12). como se expressou o apóstolo Paulo "pois o amor de Cristo nos constrange..."(2 Co 5.14).
Portanto, eu não sei quais são as tuas dificuldades (internas ou externas), os teus sonhos, etc. Mas enquanto se diz hoje você precisa confiar em Deus, porque o nosso Senhor não está limitado a concepção dos homens, por isso você não pode dar ouvido aquilo que as pessoas falam, mas creia que Deus não mudou, e assim como Ele ouviu o clamor de Bartimeu Ele pode nos ouvir hoje.Mas quando você desfrutar do milagre do Senhor não se esqueça de agradecer e seguir a Jesus. A Deus seja a Glória. Pr. Eli Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...