domingo, 1 de julho de 2012

A ORAÇÃO E O NOSSO TEMPO

Por Eli Vieira

...É tempo de buscar ao Senhor(Oséias 10.12)


Quando John Knox, o pai do presbiterianismo e famoso reformador escocês, encontrava-se em seu leito de morte em Edimburgo em 1572, ele disse a um dos presbíteros reunidos em torno da sua cama;" tenho meditado durante as duas últimas noites sobre a tão atribulada igreja de Deus, desprezada pelo mundo, mas preciosa para Deus. Tenho clamado a Deus em seu favor e a tenho recomendado aos cuidados de Cristo cabeça da Igreja.Tenho lutado contra satanás que está sempre pronto ao ataque. Tenho lutado contra a maldade espiritual e tenho vencido". Knox foi um homem de que tinha uma vida de intimidade com Deus, ele era um homem de oração. Ao olharmos para o livro das crônicas, podemos ver que o autor sagrado ao falar da descendência de Judá ele destaca a vida de um homem chamado Jabez como ilustre(1 Crônicas 4.9,10) porque ele confiou e invocou ao Senhor  e Deus ouviu a sua oração.
A oração foi instituída  para que o próprio Deus seja glorificado- por isso o mais importante quando perguntamos sobre a oração, não é como orar, mas com quem falos ao orar?. Conhecer verdadeiramente quem é Deus e saber poque ele quer que oremos é fundamental para compreendermos a oração. Através de uma vida de oração nós honramos a Deus, reconhecemos que dependemos dEle e que ele é soberano e domina sobre todas as coisas.
A oração é para o nosso crescimento espiritual  como homens e mulheres de Deus- ela foi instituída por Deus para o nosso crescimento espiritual. Não foi de forma perfunctória que o Reformador João Calvino escreveu o maior capítulo das Institutas da Religião Cristã sobre a oração. Os reformadores foram homens de oração. A oração foi instituída para o exercício da nossa fé. A "fé é gerada pela palavra Rm 10.17, mas exercida quando oramos". Porém aqueles que amam ao Senhor não podem ficar muito tempo distante dEle.
A oração foi designada da parte de Deus foi designada  com o propósito de procurarmos da parte dEle, as coisas que precisamos. A oração não tem o propósito de dar informações a Deus, como se ele ignora-se as coisas. O mestre Jesus declarou expressamente: " porque Deus , vosso Pai, sabe o que tendes necessidade, antes que lho peçais"(Mt.6.8).As nossas orações são instrumentos, por meio dos quais Deus cumpre os seus decretos. A oração é o método que Deus ordenou como disse Lutero " orar não é vencer a relutância de Deus, mas apropriar-se do beneplácito dEle", é o meio e método que Deus nos concedeu para transmitir a seu povo as bençãos incomparáveis de sua própria bondade.Vivemos em uma atualidade secularizada, materialista, etc.  isso tem influenciada  a vida dos servos de Deus de tal maneira que muitos já não oram e como consequência perderam a intimidade com Deus. Muitos estão confiando em suas amizades, outros estão firmados no poder econômicos,  etc. porque perderam a visão que o Soberano Deus reina, controla e dirige a história.
Portanto, é tempo de buscar a presença de Deus, certos de que servimos ao Deus que ouve e responde as nossas orações, assim como Ele respondeu a Jabez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...