domingo, 2 de outubro de 2011

A MENSAGEM DA SECA


Joel 1:1-2:21
O profeta Joel foi levantado por Deus para transmitir a sua Palavra ao povo de Israel em um momento de crise causada principalmente pela seca.Entretanto, a crise não era só econômica, mas também política e espiritual. Ao olharmos para aquele momento em que o servo de Deus pregou, devemos perguntar: o que nos ensina a mensagem do profeta Joel?A mensagem da seca nos ensina que:

1- A LAMENTÁVEL SITUAÇÃO DEVE MOTIVAR O POVO A CLAMAR A DEUS.
A situação da terra é descrita no capítulo 1 e pode ser resumida no versículo 10 e o versículo 14b, onde podemos ver: Devastação do campo; cessação do serviço religioso, crise espiritual, tristesa e desolação. Este era o cenário que traduzia a lamentável situação da terra. Além do mais carestia, seca e praga.
Diante deste quadro triste e dor em que a nação se encontrava, muitos murmuravam, choravam, etc. Diante deste cenário triste o profeta conclama o povo a Clamar ao Senhor e promulgar um santo Jejum Jl 1:14. O profeta nos ensina, que a lamentável situação deve nos motivar a clamar a Deus. Não basta reclamar, chorar, etc. Devemos clamar aquele que é poderoso para intevervir e mudar o quadro ou reverter a situação. Esse deve ser o projeto do povo de Deus.Portanto, meu irmão isto deve ser o meu projeto e o seu em momentos de crises que viermos enfrentar.

2-AS MISERICÓRDIAS DE DEUS DEVE NOS LEVAR AO ARREPENDIMENTO.
O povo de Israel havia se afastado de Deus. Abandonado as Sagradas Escrituras, e como consequência podemos ver a tristeza em que a nação estava vivendo. Não obstante não merecer nada, naquele momento, o profeta   prega que Israel precisava voltar-se para Deus. Isto é, precisava olhar para as misericórdias de Deus, se humilhar e pedir perdão de todo coração certo que Deus é misericordioso. Hoje quando nós paramos para olhar o nosso dias, podemos ver que muitos estão vivendo distante de Deus, e como consequência de estarem distante de Deus, estão desfrutando de tristeza e dor. A solução está em o homem se arrepender dos seus pecados confiado nas misericórdias de Deus e assim ser perdoado.  É o que o homem precisa fazer em meio a depravação da nossa atualidade. O nosso país precisa se arrepender e mudar. Voltar-se para Deus na certeza de que o Senhor é misericordioso e rico em perdoar, porque Deus tem bênçãos incomparável para o homem ou nação que o busca de todo coração.

3-AS PROMESSAS DE DEUS DEVE NOS ENCHER DE ESPERANÇA.
No capítulo 2:18 o Senhor se mostra zeloso de sua terra, compadecendo-se de Seu povo e Promete Bênçãos Grandiosas.
Podemos classificar estas bençãos como sendo de ordem: material, espiritual e eterna.
Deus promete ao povo normalidade na produção dizendo:"... eis que vos envio o cereal e o vinho, e o óleo... os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, etc. 2:19,22-26. Deus promete proteção 2:20,21,27; Estabilidade climática 2:23; fartura e alegria 2:24,26 e o derramamento do Espírito Santo 2:22-32.
Diante de tais promessas o profeta Joel desafia o povo a renovar suas esperanças. Meus irmãos como alguém disse: " O que o oxigênio significa para os pulmões significa a esperança para o sentido da vida".
Nos nossos dias há muita gente ansiosa, desesperada, buscando um sentido para a vida nos prazeres carnais, nas drogas, nas religiões, etc. sem contudo encontrar uma saída, porque estão pondo suas esperanças onde não há esperança.
Portanto, meu querido, não sei quais são os teus problemas ou dramas, mas eu sei que o nosso Deus não mudou, ele é imutável. Por isso podemos confiar nas suas promessas e nos encher de esperanças e ouvir o que o profeta Jeremias nos diz em Lamentações 3:21 " Quero trazer a memória o que me pode dar esperança".
O que você está trazendo a memória? Pare e pense? Olhe para Deus, independente das  circunstâncias. Clame ao Senhor; confie nas suas misericórdias e firme a sua vida nas promessas de Deus na certeza de que há esperança para você, pois com Ele nós somos mais do que vencedores.
Pr. Eli Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...